O paulista Roberto Minczuk já regeu as orquestras filarmônicas de Nova York, Los Angeles e Israel, orquestras da Filadélfia, Cleveland e Minnesota; sinfônicas de San Francisco, St. Louis, Atlanta, Baltimore, Montreal, Toronto e Ottawa, dentre outras. Na Europa, regeu as sinfônicas da BBC de Londres, BBC de Cardiff e BBC Escocesa; as filarmônicas de Londres, Royal Liverpool, Oslo, Hallé, Rotterdam e das Rádios Holandesa e Nacional da Irlanda; as orquestras nacionais da França, Lyon, Bélgica, Lille, Royal National Scottish e a Sinfônica da Barcelona. Regeu com grande sucesso de público e crítica vários concertos da Filarmônica de Londres em turnê pelos Estados Unidos e as últimas produções de Os Sete Pecados Capitais e O Vôo de Lindbergh da Ópera de Lyon na França e no Festival Internacional de Edinburgh. Na temporada 2009-2010 voltou a reger as sinfônicas da BBC de Cardiff, Montreal e Utah; as nacionais de Lille, Bélgica e da Rádio da Irlanda, além de estrear frente às filarmônicas de Bergen e Helsinki.
Estreou nos Estados Unidos regendo a Filarmônica de Nova York em 1998 e, em 2002, foi convidado a assumir o posto de regente associado, cargo pela última vez ocupado por Leonard Bernstein.
Dentre os prêmios estão o Martin Segall, o Grammy Latino de Melhor Álbum Clássico com o CD Jobim Sinfônico, o Prêmio Carlos Gomes, o APCA como Melhor Regente.
Foi retratado no curta-metragem Introitus, produzido pela Amythos Films e veiculado no canal Bravo, no Canadá. Com a Filarmônica de Londres, gravou pela Naxos obras de Ravel, Piazzolla, Martin e Tomasi; com a Osesp, pelo selo BIS, sete CDs que incluem a integral das Bachianas brasileiras, danças brasileiras e Beethoven; quatro CDs com a Orquestra Acadêmica do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, com obras de Dvorák, Mussorgsky, Tchaikovsky, dentre outros. Com a Orquestra Sinfônica Brasileira, gravou um CD com obras do Pe. José Maurício Nunes Garcia.
Roberto Minczuk nasceu em São Paulo e é meu amigo, um paulista que tem orgulho da sua terra, pessoa terna, educada, responsável e vencedora, tesouro do Brasil.
José Márcio Castro Alves