por José Marcio Castro Alves
Janeiro de 2007
O capitalismo surgiu a partir do momento em que a riqueza financeira começou a predominar sobre a propriedade territorial. Porém, não podemos esquecer que os primeiros capitalistas da Europa foram os próprios donos de terra. Essa história de dizer que surgiu da nova classe chamada burguesia que tomou o poder, isso é uma bobagem enorme.
Grandes famílias de senhores feudais, esses foram os primeiros capitalistas, eles que criaram o capitalismo e tinham dois tipos de poder ao mesmo tempo.
O capitalismo está muito arraigado na Europa e é o único sistema econômico que existe, pois economia e capitalismo são a mesma coisa. A única alternativa seria o retorno ao sistema feudal.
O socialismo é apenas uma bolha de sabão. Ele não existe como sistema econômico. O que existe é um capitalismo atrofiado que é sugado pelo governo. Tanto que na URSS pós 1991 (Muro de Berlim), descobrimos que 50% da economia era capitalismo ilegal no qual o próprio governo se prevalecia através da chantagem e da extorsão.
Até que chegou um dia, depois da queda da URSS, quando as máfias e a burocracia policial da KGB se fundiram.
Tanto que hoje é impossível de distinguir o que seja o governo russo ou a máfia. É tudo a mesma coisa. Um certo resíduo de capitalismo tem de existir no socialismo.
O socialismo é um regime auto contraditório conforme a demonstração de Ludwig von Mises em 1921, no livro Socialismo, uma análise econômica e sociológica, onde ele diz que para que haja uma economia planificada (socialismo) tem que haver o controle dos preços.
Mas se não há um mercado onde os preços se formam, então o governo só teve uma alternativa: inventar todos os preços. E se você inventa todos os preços, toda a economia se tornou fictícia no mesmo instante.
E foi exatamente o que aconteceu na URSS. Todas es estatísticas econômicas da URSS eram completamente inventadas. E se são inventadas, significa que o governo não sabe realmente o que está se passando.
E se ele não sabe o que se passa, como ele vai contornar o que acontece?
Ou seja. A economia totalmente controlada equivale à economia totalmente descontrolada. E esses teóricos que vivem às custas do estado (carrapatos), ainda têm o cinismo de falar contra a anarquia do capital, ao passo que foram eles que inventaram a anarquia do capital.
José Marcio Castro Alves