.

.

Carta de Aristóteles para Alexandre, o grande.

Carta do filósofo Aristóteles para o aluno Alexandre da Macedônia, Alexandre, o grande.

Aristóteles in the book "Two Hands Thick" apud Shalsheleth Hakabbalah apud The Torah anthology, English, (Yalkut ME’AM LO’EZ) - Volume 6, page 154-155.

Bendito seja aquele que abre os olhos dos céus e mostra aos pecadores o verdadeiro caminho, desde que ele seja louvado de forma adequada, desde que eu não sei como louvá-lo para a grande bondade e misericórdia que ele me mostrou. Sou eternamente grato a ele por me tirar para longe da loucura que eu tinha me dedicado a minha vida inteira. Toda a minha vida eu me aprofundei na filosofia para explicar todos os fenômenos naturais de uma maneira lógica e escrevi muitos livros sobre esses assuntos. Finalmente, no crepúsculo da minha vida, eu tive a oportunidade de me envolver com um sábio judeu (Shimon, o justo).

Eu não demorei para reconhecer a sua grande sabedoria e ele me levou a entender quão grande é a sua Torá (Torah = em hebraico significa ensinamento, se refere ao Pentateuco, os cinco primeiros livros da bíblia) que foi dada no Monte Sinai ao povo judeu. Ele me mostrou a profundidade das letras da Torá proporcionando-me muitas idéias brilhantes com base em seus ensinamentos.
Percebi o quão tolo eu tinha sido por não perceber que Deus pode manipular as leis da natureza e que, muito do que acontece no mundo, é dirigido por Deus.
Percebendo tudo isso decidi dedicar-me a explorar a sabedoria da Torá. Não demorei muito tempo para perceber que a Torá é baseada em pensamentos verdadeiros, enquanto os axiomas da filosofia são puramente arbitrários. Portanto, meu caro aluno Alexandre; se eu tivesse o poder de recolher todos os livros que escrevi eu iria queimá-los. Eu teria vergonha se qualquer um deles sobrasse.

No entanto, percebo que não tenho esse poder. Meus livros já foram publicados e se espalharam por todo o mundo. Eu também percebo que vou receber punição divina por ter escrito tais livros enganosos.

Portanto, meu filho Alexandre, estou escrevendo-lhe essa carta para dizer-lhe que a grande maioria das minhas teorias sobre a lei natural são falsas. Enquanto da natureza existe, Deus é o eterno do universo e Ele dirige todas as coisas como lhes julga justo. E estou dizendo a todos abertamente que eles não devem perder tempo com os meus livros, eles não devem olhar para eles ou até mesmo tocá-los com as mãos. É pecado desperdiçar o seu tempo com as falsas teorias que eu defendia. Eu sinto que estou salvando a minha alma por admitir o meu erro. Espero que eu não seja culpado pelo passado, uma vez que eu agi por ignorância, mas agora o tenho revelado ao público que eu estava enganado e que o meu coração dói pelo tempo que eu perdi com as minhas teorias tolas.

Aqueles que perderem tempo com os meus livros, portanto, vão merecer serem punidos.
O estudioso judeu com quem falei me mostrou o livro dos provérbios, escrito pelo rei Salomão, um dos maiores gênios de todos os tempos.
O estudioso me mostrou que em muitos lugares, o rei Salomão advertiu contra o desperdício de tempo em especulação filosófica. Ele diz o seguinte: "Diga à sabedoria, você que é minha irmã e chame ao entendimento o seu parente. Eles o manterão afastados da mulher imoral, da prostituta com palavras sedutoras."
Eu sinto pena dos meus olhos pelo que eles viram e dos meus ouvidos pelo que eles ouviram. Eu sinto muito pelo meu corpo por ter desperdiçado a sua força em tais estudos prejudiciais.

Eu sei que você me elogia dizendo que sou famoso em todo o mundo por causa dos livros que tenho escrito. As pessoas falam muito bem de mim, mas eu desejo que eu estivesse morto por causa desses livros enganosos que têm espalhados por todo o mundo. As pessoas que se dedicam à Torá vão ganhar a vida eterna, enquanto àqueles que se dedicam aos meus livros vão ganhar apenas a sepultura.

Mas estou preparado para aceitar a punição por todas essas pessoas.
Eu não escrevi para você antes porque eu estava com medo que você ficasse com raiva de mim e talvez pudesse me prejudicar, mas agora eu abri a minha mente para dizer a verdade.
Eu sei que, no momento em que receber essa carta eu já estarei morto e enterrado, porque eu percebo que o meu fim está próximo.
Eu vos saúdo com saudações de paz, Alexandre da Macedônia, grande imperador e Regente.

Do seu professor, Aristóteles.

compilado de um vídeo do professor Afonso de Vasconcelos Lopes